sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O resumo do resumo....pra começa o dia

Tem-se observado no Dia a dia que uma grande quantidade de matérias que poderiam ser reaproveitados é descartada de maneira incorreta e em alguns casos até de maneira correta, mas tem sua destinação de maneira imprópria em lixões coletivos que acabam misturando o lixo já separado, tendo que ser feito um retrabalho de separação e destinação de cada material que posa ser reciclado.
            O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco).
            Tendo em vista que alguns matérias podem ser reaproveitados de maneira simples e até inovadora transformando aqueles matérias em algo útil para dia a dia.
            Abaixo uma matéria publicada no site da abril demonstrando de maneira simples o empaquito da reciclagem de matérias.

Os melhores materiais para reciclar;

ALUMÍNIO
A reciclagem de alumínio é a mais favorável para o ambiente. A cada tonelada de metal reciclado, 13,6 toneladas de carbono deixam de ser eliminadas.

96% de economia de energia.
13,6 t de CO2 por 1 t de alumínio: é a economia de emissão de carbono.
1º 97% - Quanto de latinhas de alumínio se recicla no Brasil.

AÇO
O aço é uma grande questão: sua produção libera 25% das emissões industriais de CO2 do mundo. E isso mesmo sendo o material mais reciclado em números absolutos!

67% de economia de energia.
3,7 t de CO2 por 1 t de aço: é a economia de emissão de carbono.
2º 70% - Quanto de aço se recicla no Brasil.

PET
A matéria-prima do plástico, o petróleo, ainda é abundante e relativamente barata, o que torna alguns processos de reciclagem mais caros do que o plástico virgem.

76% de economia de energia.
1,7 t de CO2 por 1 t de PET: é a economia de emissão de carbono.
3º 56% - Quanto de plástico PET se recicla no Brasil.

VIDRO
O vidro reciclado custa mais do que o vidro de matéria-prima - ou seja, é mais difícil encontrar empresas interessadas em reciclá-lo. O melhor então é usar embalagens de vidro retornáveis.

21% de economia de energia.
0,3 t de CO2 por 1 t de vidro: é a economia de emissão de carbono.
4º 47% - Quanto de vidro se recicla no Brasil.

O PLÁSTICO É UM PROBLEMA
A dificuldade de reciclar plástico é que há 7 categorias diferentes, cada uma com um polímero. Ou seja, misturou, perdeu. Veja os campeões de reciclagem.

54% pet - Garrafas de refrigerantes, de óleo e de vinagre.
12,7% PEAD - Engradados, garrafas de álcool e de produtos químicos.
15,1% PVC - Tubos para água, calçados, cabos elétricos.
13,2% PEBD - Embalagens de alimentos, sacos industriais e sacos de lixo.

Fontes Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro; Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre); Associação Brasileira de Alumínio; Associação Brasileira da Indústria do PET; Plastivida; US Environmental Protection Agency; Johnson, Reck, Wang, Graedel "The Energy Benefit of Stainless Steel Recycling"


Nenhum comentário:

Postar um comentário